COTIC
Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança
Parceiros



1- Todos podem ser Parceiros
      Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser parceiro. Todos podem participar e contribuir: o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.

2. É uma relação humana, rica e solidária
      Ser parceiro não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, é relação de pessoa a pessoa, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado.

3. É uma via de mão dupla: o parceiro doa e recebe
      Ser parceiro não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. É uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O parceiro doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

4. Ser parceiro é ação
      O parceiro é uma pessoa criativa, decidida, solidária. Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz. Claro que quando a ação se dá no interior de uma instituição - como uma escola, uma biblioteca ou um hospital - a contribuição do parceiro deve estar bem articulada com as necessidades e procedimentos da entidade que o recebe.

5. Ser parceiro é escolha
      As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do parceiro. A ajuda a pessoas em dificuldade é fundamental, mas, hoje em dia, abrem-se também novas oportunidades nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, luta contra a violência etc. Cada necessidade é uma oportunidade de ação. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo.

6. Ser parceiro é compromisso
      Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido. Uma pequena ação bem feita tem muito valor. Nada é mais decepcionante do que prometer e não ser capaz de realizar.